Pular para o conteúdo principal

Enjaulados na Realidade

Desde a Grécia Antiga Aristóteles revelou a motivação de todo e qualquer ser humano na face da terra, a boa e velha felicidade ("não venha me dizer que nem todos procuram a felicidade, pois ela é procurada por alguns a curto e outros a longo prazo -_-").

Passados XXIV séculos muita coisa mudou, no entanto o principal motivo da existência dos seres humanos permanece o mesmo, ainda estamos "A Procura da Felicidade". O homem pode voar, alcançar as estrelas, criar prédios colossais e até mesmo desafiar a poderosa mãe natureza ("ih vei olha o cara! é o rei da cocada preta", infelizmente essas conquistas não tornam o homem mais feliz em hipótese alguma ("WHAT?!? O.o").

As crianças trocaram suas pipas e brincadeiras de roda por um controle de video-game, pararam de ter experiências reais e partiram para as virtuais. Esse fato não seria preocupante se caminhando ao seu lado a taxa de suicido aumentasse a cada ano sendo encontrada entre as 10 maiores causas de morte na humanidade vencendo até mesmo as drogas e alcançando alarmantes 40 milhões de tentativas registradas no ano de 2009.

Enquanto a mídia convence o mundo do sonho de vida americano, a realidade por trás das telas de Hollywood se mostra completamente diferente, quando 60% de sua população é obesa, mais de 50% de sua populção já pensou pelo menos uma vez em cometer o suicídio e 1 a cada 2000 jovens americanos realizaram essa "proesa".



Segundo psicólogos, os EUA é o recordista mundial nos casos de depressão ("sério??!?") sim! ao contrário do que muitos pensam os americanos em hipótese alguma podem ser considerados uma populção mais feliz que a brasileira ou mesmo de qualquer outra nação (olhe a imagem ao lado :), na verdade os dados mostram completamente o inverso. Possuir um Ipod, Iphone, Ipad, Ilame não vai trazer a felicidade descrita por Aristóteles ("pode até trazer, no momento que você comprar esfregar na cara de todos os amiguinhos e depois engavetá-lo").



 A comida industrializada tornou o homem obeso ("nada que uma reeducação alimentar não possa resolver"), enquanto os computadores, video-games, filmes e progamas de televisão tornaram ele em um aspirante incorrigível ("como assim??"). O homem aprendeu a alimentar seus sonhos se refugiando nas realidade virtuais e se tornou tão fanático pelas mesma que o universo apresentado na série Matrix não é mais algo tão distante.




O ilustre ator Morgan Freeman apresentou no programa Through The Whormhole do canal Discovery Channel um projeto previsto a ser realizado nos próximos 50 anos que pretende tornar os computadores em máquinas tão potentes a ponto de superar o cérebro humano. Nada tão incrível se o projeto não fosse mais adiante, planejando criar o universo semelhante ao apresentado na triologia Matrix, porém ao contrário do que a série nos fazia crer, os humanos entrariam nesse mundo voluntariamente podendo litetalmente viver seus sonhos.

A tecnologia nos permitirá a criação de um mundo utópico, mas será que a idéia criada pela tecnologia de que o mundo real é inferior ao virtual é verdadeira? Será que de fato é melhor interagir com criações virtuais do que pessoas? Será que viver os sonhos realmente trará a felicidade? Bem essas respostas só serão respondidas daqui a 50 anos e é lógico por aqueles que possuirem uma carteira bem recheada. Até lá estamos assim presos a realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não se embala a vida pra viagem

Tem muita gente que não gosta da forma como falo por metáforas. Às vezes nem eu mesmo sei aonde quero chegar com elas. Prometo que neste texto será diferente. Primeiro porque será uma coisa mais palpável. Segundo porque, como diz o título, não embalarei numa viagem. O mais importante aqui é saber que, pela primeira vez em um texto meu, estou me direcionando a você, criatura que parou para ler esse parágrafo que mais parece uma nota, e que, se lê meus textos com frequência, também não merece ser embalado para viagem. Estava então num momento de comer um delicioso prato que eu amo. Amo tanto que pedi mais do que poderia comer numa refeição. Acontece que quando se trata de fome, assim que você começa a comer ela vai diminuindo, diminuindo, até que você começa a se sentir cheio (a), e, posteriormente, triste (daí os nomes das minhas receitas fantasticamente grandes: o famoso X-Tristeza e a Lasanha da deprê). O que ajuda na hora de se comer é que sempre há a possibilidade de embalar

O dilema da filiação: uma crônica sobre as duas últimas eleições presidenciais no Brasil

 *Texto publicado originalmente no blog "O Dever da Esperança", em fevereiro de 2023. No final dos anos 1910, quase no encerramento da Primeira Guerra Mundial, Max Weber brindou a humanidade com uma conferência chamada “Política como vocação”. Algumas ideias centrais dessa obra, como o título pode sugerir, ajudam a delinear a compreensão sobre a atividade política e apresentam dois modelos éticos distintos: a ética da convicção e a ética da responsabilidade. De forma bem sintética, o modelo da ética da convicção costuma ser o mais comum: as pessoas entendem que há “certos” e “errados” bem delimitados, geralmente movidos por dogmas, máximas ou crenças específicas. Por exemplo: não matar, não roubar, não acobertar um criminoso, não mentir, dentre outros imperativos, sobretudo do que não fazer. Há também aqueles positivos, mas que não necessariamente têm a mesma força para levar à ação: dar esmola e ajudar os mais necessitados, duas das lições mais apregoadas nas expressões reli

O dia que eu vendi o mundo

Há mais de um mês tenho a impressão de que não existe mais o que fazer em momentos matutinos. É como aquele buraco no ser humano que muitas vezes é preenchido pela religiosidade, só que na minha agenda. Um vazio que tem sido preenchido por discussões pontuais, mobilizações rápidas e votações vazias. Além desses eventos, existem ainda grandes espaços em vácuo. Isso porque estou envolvido até o pescoço. Antes do começo dessa mudança repentina, eu disse não. Eu e algumas minorias. Mas como minorias não mandam nem são mandadas, tivemos que acatar o que uma massa decidiu libertinamente. E foi interessante! De uma hora para a outra as minorias e eu nos tornamos aquilo que a maioria deveria tornar-se, mas que por infortúnio do destino ou simples lei de Newton não aconteceu. Eis que assim como ato de Houdini, aqueles que me impuseram o vácuo desapareceram nele, e de tempos em tempos assombram os que restaram no mapa astral do que hoje posso chamar de Campus. Esses espectros querem s