Pular para o conteúdo principal

Segure nas estrelas, a estrada é de mão única

Para quem venha a começar esta leitura, desde já peço desculpas pela pessoalidade deste texto. É que, como de costume, um dos meus maiores fãs (talvez o maior) merece receber um presente especial no aniversário dele e estou fazendo isso bem adiantado.

A seguir, um texto para uma pessoa que aprendi a amar e a respeitar profundamente e que, tenho certeza, se sentirá profundamente amado e compreendido depois que lê-lo.

Amigo amado,

Eu sei que você está passando por momentos muito intensos, com mudanças bruscas nas suas crenças, na forma de conduzir a vida, de visualizar a realidade e quem o cerca. Sei que você está imerso em dúvidas e buscando respostas concretas. Eu sei, e muita gente ao seu redor também já percebeu, que você está em conflito com o "dever-ser" e o "ser em si". Vejo, sinto e compreendo todos esses movimentos que transparecem da tua mente e principalmente do teu coração. Essa, inclusive, é uma das suas melhores qualidades: você não engana ninguém.

Querido, hoje você está tentando, do fundo do seu coração, se apegar às coisas mais lindas. Você quer trazê-las para perto de si, como se isso fosse transformá-lo em belo também. Mas não se engane: você já é maravilhoso! Não espere que o conceito de belo se encaixe em você, nem busque se encaixar, pois o belo, assim como tudo nessa vida, é relativo. A única coisa que não pode ser relativizada é a sua felicidade em plenitude.

Lembra daquela frase que nós lemos? "Se há um caminho, não é o seu caminho." Aprenda, de uma vez por todas, que você não tem que encontrar uma rota! Você não tem que esperar o caminho para começar a andar. Levanta essa sua bunda e usa essas suas pernas e braços para fazer aquilo que faz sentido para você! Se você não fizer, não será aquela outra pessoa que você está procurando e esperando te dar atenção que vai fazer por você. Acredite: ela está muito bem cuidando da própria bagunça que habita a cabeça e o coração dela. Se você ficar esperando por mim também não vai sair do lugar. Sabe muito bem que as minhas ideias são absurdas demais para você aceitar de primeira, sem olhar para trás, sem pensar milhões de vezes. Mas fica a dica: você deveria ir mais na minha (risos).

Então eu te digo para não esperar. Ok. Mas isso não significa ser impaciente. Lembre-se do Mestre Yoda e dos ensinamentos sobre o Lado Sombrio. Lembre-se do Qui-Gon. Para estar com A Força, para tê-la como aliada no teu caminho Jedi, paciência é essencial. Confiança nas tuas habilidades (aquelas que te fazem especial) e acreditar que tudo ficará sob controle, pois não há o que temer. O medo mora no passado e no futuro, nunca no presente. De vez em quando ele vem aqui fazer compras e ver como estão as coisas, mas você não deve dar atenção para ele. Ele é aquele parente chato ou colega de sala que você apenas "sorri e acena". Não dá para ficar conversando com essa gente porque só vai tomar suas energias, tempo e horas de sono (e dessa forma você acaba perdendo seus sonhos). 

Ano passado você fez votos de que sua vida seria totalmente diferente, lembro disso como se fosse ontem (talvez porque ontem você repetiu isso) e realmente, sua vida já virou do avesso. Se der uma olhada ao seu redor, verá várias coisas as quais você ama e outras que se pudesse jogaria fora. Não deixe de fazer isso: jogue fora o que não dá para reciclar (ou o que você não consegue reciclar). Mas não empacote, muito menos jogue fora o que você já amava há muito tempo só para ter espaço para acumular essas coisas que só vão representar peso para você (por mais que sejam preciosas para outras pessoas).

Eu acredito profundamente que o resto desse presente a gente vai construir ao longo dos anos, já que eu não quero me distanciar de você nem um pouquinho que seja. E espero que você também não se esqueça de mim, muito menos deixe de lembrar onde está aquela fonte de amor que você sempre busca quando cava o poço tão fundo e não acha petróleo. Sim, é daquilo mesmo que eu estou falando.

Pegue aquele livro delicioso para ler de vez em quando. Vá fazer aquela caminhada fantástica que você pensa sempre em fazer, mas fica procurando companhia. Se quiser, me chame. Mas não deixe de ir, mesmo que eu não vá. Às vezes eu posso acabar te fazendo uma surpresa no meio do caminho (ou você pode acabar sendo surpreendido de tantas outras formas). Faça o que for, mas não fique aí parado! Ande por onde ainda ninguém trilhou! Isso: faça sua trilha! Em tempos assim, a trilha sonora nós já temos, lembra?

Com o maior amor desse mundo, ao infinito e além.

L.B.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não se embala a vida pra viagem

Tem muita gente que não gosta da forma como falo por metáforas. Às vezes nem eu mesmo sei aonde quero chegar com elas. Prometo que neste texto será diferente. Primeiro porque será uma coisa mais palpável. Segundo porque, como diz o título, não embalarei numa viagem. O mais importante aqui é saber que, pela primeira vez em um texto meu, estou me direcionando a você, criatura que parou para ler esse parágrafo que mais parece uma nota, e que, se lê meus textos com frequência, também não merece ser embalado para viagem. Estava então num momento de comer um delicioso prato que eu amo. Amo tanto que pedi mais do que poderia comer numa refeição. Acontece que quando se trata de fome, assim que você começa a comer ela vai diminuindo, diminuindo, até que você começa a se sentir cheio (a), e, posteriormente, triste (daí os nomes das minhas receitas fantasticamente grandes: o famoso X-Tristeza e a Lasanha da deprê). O que ajuda na hora de se comer é que sempre há a possibilidade de embalar

O dilema da filiação: uma crônica sobre as duas últimas eleições presidenciais no Brasil

 *Texto publicado originalmente no blog "O Dever da Esperança", em fevereiro de 2023. No final dos anos 1910, quase no encerramento da Primeira Guerra Mundial, Max Weber brindou a humanidade com uma conferência chamada “Política como vocação”. Algumas ideias centrais dessa obra, como o título pode sugerir, ajudam a delinear a compreensão sobre a atividade política e apresentam dois modelos éticos distintos: a ética da convicção e a ética da responsabilidade. De forma bem sintética, o modelo da ética da convicção costuma ser o mais comum: as pessoas entendem que há “certos” e “errados” bem delimitados, geralmente movidos por dogmas, máximas ou crenças específicas. Por exemplo: não matar, não roubar, não acobertar um criminoso, não mentir, dentre outros imperativos, sobretudo do que não fazer. Há também aqueles positivos, mas que não necessariamente têm a mesma força para levar à ação: dar esmola e ajudar os mais necessitados, duas das lições mais apregoadas nas expressões reli

O dia que eu vendi o mundo

Há mais de um mês tenho a impressão de que não existe mais o que fazer em momentos matutinos. É como aquele buraco no ser humano que muitas vezes é preenchido pela religiosidade, só que na minha agenda. Um vazio que tem sido preenchido por discussões pontuais, mobilizações rápidas e votações vazias. Além desses eventos, existem ainda grandes espaços em vácuo. Isso porque estou envolvido até o pescoço. Antes do começo dessa mudança repentina, eu disse não. Eu e algumas minorias. Mas como minorias não mandam nem são mandadas, tivemos que acatar o que uma massa decidiu libertinamente. E foi interessante! De uma hora para a outra as minorias e eu nos tornamos aquilo que a maioria deveria tornar-se, mas que por infortúnio do destino ou simples lei de Newton não aconteceu. Eis que assim como ato de Houdini, aqueles que me impuseram o vácuo desapareceram nele, e de tempos em tempos assombram os que restaram no mapa astral do que hoje posso chamar de Campus. Esses espectros querem s