Pular para o conteúdo principal

O encontro entre Aslan e Peter Pan



Quem já leu ou assistiu a série "As Crónicas de Nárnia" sabe muito bem quem é o leão mais maravilhoso que já pode existir no multiverso da literatura fantástica dos britânicos do século XX. Muitos já tentaram teorizar o que o Clive quis dizer com tal personagem, mas ninguém consegue chegar mais perto disso do que a criatividade e cada pessoa no momento que recebe a obra de presente.

Como disse o próprio Aslan, ele está presente também no nosso mundo, mas talvez o reconheçamos de outras formas. E é aí que entra o diálogo entre Aslan e Peter Pan. Este é outro personagem da bela era dos britânicos que criaram mundos além dos muros e barricadas erguidos pelas guerras. Posso dizer que CS Lewis, JRR Tolkien (mais tarde ele fará uma participação especial) e JM Barrie marcaram época ao trazer novamente a magia e o despertar de novas fábulas para os corações daqueles que já haviam sofrido o velho "desencantamento do mundo" (WEBER), perdendo familiares, amigos, posses e sofrendo as mazelas que a vida de adulto traz e não nos permite visualizar de uma forma mais singela, como nos olhos de uma criança. 

Cá entre nós, os britânicos sabiam fazer fantasias mirabolantes, principalmente os escoceses e a paixão que tinham por viajar e serem livres. Deve ser por isso que Peter Pan, cria de escocês, estava voando pelo céu noturno em busca de diversão, e, talvez, companhia. Ele tinha algo a se admirar: Peter Pan não queria crescer. O interessante é que essa força de vontade de permanecer jovem e com as habilidades de uma criança, de se permitir sonhar, voar, acreditar em fadas e de ser autossuficiente faziam de Pan um exemplo a ser seguido, principalmente pelos garotos perdidos. Com tudo isso, Pan podia alcançar as nuvens de forma tranquila, entrar e sair sem ser percebido e realizar grandes feitos aventurosos com um prazer e realização enormes.

Eis que ele descobriu uma família cujas crianças haviam crescido, foram obrigadas a cuidarem de si mesmas e não puderam alcançar os mesmos poderes que ele. Ele quis muito ir investigar. Estavam lá as quatro primeiras crianças que entraram em Nárnia. Os grandes reis e rainhas que tiveram de voltar pois havia chegado a hora de deixar a terra mágica. Para Peter aquilo parecia cômico, pois se eram crianças, como ficariam naquela tediosa vida humana ao invés de permanecer na terra em que governavam e podiam se divertir da forma que desejassem? Além do que, quem é que lhes dava ordens de permanecer ou deixar o lugar que era deles por direito? Um adulto?

Peter começou a adentrar a casa. Já havia passado o primeiro pé lentamente, mas foi surpreendido quando um rugido baixinho sussurrou atrás dele e depois veio dizendo:

- O que está pensando em fazer, Peter?

Assustado, ele olhou para trás já sacando sua adaga, girando o corpo em movimento defensivo, mas ao se virar, ficou chocado com a beleza daquele leão que estava ali, flutuando juntamente com ele (deixo a cargo de você, leitor, escolher como o Aslan se parecia e de que forma ele estava flutuando, seja que nem o Mufasa na conversa com o Simba ou de qualquer outra forma). Aslan sorriu levemente e voltou a questionar:

- O que acredita que está acontecendo?

E Peter, que já havia lido sobre Aslan, parou um pouco e disse:

- Esses garotos... Eles não podem ficar assim. O que fez com eles?

- Não fiz nada. A escolha era apenas deles. É correto afirmar que era chegada a hora de cada um partir e não retornar a Nárnia. Um dia os encontrarei no meu País. Até lá, acredito que poderão aproveitar cada fase de suas vidas, com todos os seus sabores.

Inconformado, Peter questionou:

- Mas quem define a hora certa de ir ou voltar deveriam ser eles, não você.

- Justamente. Mas eu existo para que eles possam ter essa escolha. Imagine se ficassem eternamente encantados em Nárnia e não pudessem exercer e aprimorar seus dons num outro plano? Estariam condenados à eterna condição de reis e rainhas. Não poderiam ser mais do que isso. Aqui eles puderam recuperar a juventude e desabrochar mais uma vez, contemplando as infinitas possibilidades da própria existência. - respondeu Aslan.

- E se o destino deles fosse justamente serem reis e rainhas? Se a ideia de uma vida de aventuras em castelos e bosques fosse o que eles realmente nasceram para viver? Não estaria sendo como um adulto que obriga as crianças a crescerem e perderem a Terra do Nunca? - indagou Peter Pan aflito.

- Pode ser que haja esta rota, Peter. Mas ela não é a única. Um velho amigo da Terra Média, um ser tão pequeno quanto os teus garotos perdidos um dia não se conformou com a comodidade de seu povo e partiu em uma jornada guiada por um mago e alguns anões. Em seu próprio nome ele estaria premeditado a ser um simples Bolseiro, mas de repente, lá estava ele partindo em uma grande jornada em direção a terras que nunca havia explorado antes. Bilbo passou a desenhar mapas e a escrever histórias. Ele teve opções, Peter. Poderia ter continuado em sua casa manufaturando ou se desprender daquilo que lhe parecia confortável, um único dom e descobrir, além de outras paisagens, buscar em si mesmo tudo aquilo que poderia florescer. A questão não é quem oferece, muito menos o que é ofertado, mas aquilo que se realiza com as escolhas que são feitas.

Peter olhou ao redor, resolveu voltar seu pé para fora da janela. Ainda estava confuso com o que acabara de ouvir, mas recebeu tudo de bom grado e agradeceu ao Aslan pelo que acabara de lhe ensinar. Não importava mais que os garotos estivessem crescendo, eles já haviam tido mais de uma oportunidade de permanecerem crianças. O que valia agora era acreditar que iriam desabrochar com habilidades novas e exuberantes, que poderiam fazer toda a diferença entre permanecer ou não como uma criança: cheia de vida e em constante aprendizado.

Quando Peter se virou para despedir de Aslan, este já havia sumido, como de costume, e ele continuou seu voo noturno em busca de outras flores para admirar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não se embala a vida pra viagem

Tem muita gente que não gosta da forma como falo por metáforas. Às vezes nem eu mesmo sei aonde quero chegar com elas. Prometo que neste texto será diferente. Primeiro porque será uma coisa mais palpável. Segundo porque, como diz o título, não embalarei numa viagem. O mais importante aqui é saber que, pela primeira vez em um texto meu, estou me direcionando a você, criatura que parou para ler esse parágrafo que mais parece uma nota, e que, se lê meus textos com frequência, também não merece ser embalado para viagem. Estava então num momento de comer um delicioso prato que eu amo. Amo tanto que pedi mais do que poderia comer numa refeição. Acontece que quando se trata de fome, assim que você começa a comer ela vai diminuindo, diminuindo, até que você começa a se sentir cheio (a), e, posteriormente, triste (daí os nomes das minhas receitas fantasticamente grandes: o famoso X-Tristeza e a Lasanha da deprê). O que ajuda na hora de se comer é que sempre há a possibilidade de embalar

O dilema da filiação: uma crônica sobre as duas últimas eleições presidenciais no Brasil

 *Texto publicado originalmente no blog "O Dever da Esperança", em fevereiro de 2023. No final dos anos 1910, quase no encerramento da Primeira Guerra Mundial, Max Weber brindou a humanidade com uma conferência chamada “Política como vocação”. Algumas ideias centrais dessa obra, como o título pode sugerir, ajudam a delinear a compreensão sobre a atividade política e apresentam dois modelos éticos distintos: a ética da convicção e a ética da responsabilidade. De forma bem sintética, o modelo da ética da convicção costuma ser o mais comum: as pessoas entendem que há “certos” e “errados” bem delimitados, geralmente movidos por dogmas, máximas ou crenças específicas. Por exemplo: não matar, não roubar, não acobertar um criminoso, não mentir, dentre outros imperativos, sobretudo do que não fazer. Há também aqueles positivos, mas que não necessariamente têm a mesma força para levar à ação: dar esmola e ajudar os mais necessitados, duas das lições mais apregoadas nas expressões reli

O dia que eu vendi o mundo

Há mais de um mês tenho a impressão de que não existe mais o que fazer em momentos matutinos. É como aquele buraco no ser humano que muitas vezes é preenchido pela religiosidade, só que na minha agenda. Um vazio que tem sido preenchido por discussões pontuais, mobilizações rápidas e votações vazias. Além desses eventos, existem ainda grandes espaços em vácuo. Isso porque estou envolvido até o pescoço. Antes do começo dessa mudança repentina, eu disse não. Eu e algumas minorias. Mas como minorias não mandam nem são mandadas, tivemos que acatar o que uma massa decidiu libertinamente. E foi interessante! De uma hora para a outra as minorias e eu nos tornamos aquilo que a maioria deveria tornar-se, mas que por infortúnio do destino ou simples lei de Newton não aconteceu. Eis que assim como ato de Houdini, aqueles que me impuseram o vácuo desapareceram nele, e de tempos em tempos assombram os que restaram no mapa astral do que hoje posso chamar de Campus. Esses espectros querem s