Pular para o conteúdo principal

A inveja e a inspiração em pó

Tenho um problema sério e preciso compartilhar: tenho inveja das pessoas na academia (e na rua). 


Pronto, falei! Não tenho inveja de quem quer virar "monstrão" (ou que mete a cara na batata doce e frango), mas tenho de quem tem o corpo esbelto e definido (e que tá super de boa com o molde de escultura grega que tem). Eu olho para as estátuas e depois fico admirando as pessoas que chegaram àquele nível. Às vezes eu até me pergunto como os gregos (ou se) chegavam ao patamar de suas obras e se eram todos daquele jeito.

Fora isso, é bem difícil eu encontrar um objeto de inveja. Talvez só quando vejo gente viajando e esbanjando cultura. E aproveitando o tempo melhor do que eu. Em certos momentos eu invejo quem tem capacidade de estudar e gostar do meu curso, mas passa rápido, é só dar o tempo de eu piscar. Ah sim, e quando falta internet ou água em casa e o vizinho do outro lado da rua tem. Ou quando minhas amigas vão para casa e têm mães que fazem comida para elas (a minha me manda cozinhar para ela). Mas nada se compara com a primeira inveja.

A Fani de "Os Normais" uma vez falou sobre inveja e eu achei genial: de acordo com ela, o que ela tinha não era inveja porque segundo o dicionário "inveja é revoltar-se com a felicidade alheia" e, no caso dela, ela não estava revoltada, ela só queria saber "por que tá todo mundo se dando bem e a minha vida continua esse cocô!" É exatamente o sentimento que eu nutria até um dia desses! Nossa, ela merecia um posto de "filósofa contemporânea" junto com a mãe do Forrest Gump. Se Hollywood soubesse dela, talvez a vida pudesse se tornar algo bem melhor que um cocô...

Mas falando em cocô (que tem a ver com fertilidade para algumas culturas), eu disse ali que o sentimento não é mais esse. A Fani não deve ter descoberto ainda, mas eu tive um insight muito bacana depois de algum tempo de fermentação no "mimimi": um pó mágico. Esse pó é produzido justamente na mesma base da tal da inveja ou da outra coisa que a Fani disse que era, só que geralmente ele é rejeitado. Todo o mundo pode usar se quiser, mas a maioria dá mais valor ao prato principal do que as sobras. 

Ok. Vou chamar esse pó mágico de inspiração.

Já pensou como que as coisas e as pessoas vêm, criam uma intriga e te deixam ali, fermentando o seu ódio/desejo/ansiedade/vontade de esganar o outro/vontade de ser o outro? Tem gente que faz isso sem nem perceber (na maioria das vezes), mas tem quem é profissional nisso. Sempre que isso acontece a gente entra num processo de fermentação naquilo que é popularmente conhecido como "mimimi", "recalque", "humilhação", entre outros. Os produtos deste processo são vários. Um deles é não querer ver a cara de novo. Outro é querer dar na cara dela. Tem outros, mas tem um em específico que eu aprendi a valorizar, que é a inspiração em pó.

Não é que a gente tem que pegar alguém ou alguma coisa como parâmetro ou modelo. É que a gente o faz. Muitas vezes isso castiga um tanto a nós mesmos. A ideia da inspiração em pó funciona assim: você está nessa situação (que é mais comum do que se imagina - até aquela galera que faz fotos "perfeitas" para o Instagram tem recalque em relação a algo ou alguém, a menos que essa pessoa seja a Susana Vieira) e pode escolher se vai ficar remoendo isso até deixar de fazer sentido ou então pode resolver extrair dali a inspiração que você precisa para chegar aonde você gostaria.

A inspiração em pó é uma maravilha, porque ela é instantânea e você pode tomar misturando com água, leite ou seja lá o que quiser beber (não sei se dá pra entrar num drink), além de ser um mero suplemento. E como todo suplemento, deve ser tomado com muito cuidado (além de não ser algo necessário para chegar ao resultado que se quer), sendo um atalho.

A ideia é sempre produzir a própria inspiração, não procurar fora. Como diz a minha mãe, não é nada que uma boa dieta bem equilibrada não faça, com o próprio organismo se desenvolvendo naturalmente. Mas se acontecer de dar uma escorregada no caminho da felicidade autêntica, é melhor produzir inspiração em pó do que um monte de "mimimi".

Mas fica a dica: use com moderação! Qualquer produto da inveja (ou seja lá como queira chamar) pode acabar sendo prejudicial à saúde se usado como fonte principal de felicidade. E, cá entre nós, "VEEEEEM MONSTRO" não é um bom slogan.

P.S.: o vídeo da Vani é este aqui ó - https://www.youtube.com/watch?v=wAe7faH-Lo8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não se embala a vida pra viagem

Tem muita gente que não gosta da forma como falo por metáforas. Às vezes nem eu mesmo sei aonde quero chegar com elas. Prometo que neste texto será diferente. Primeiro porque será uma coisa mais palpável. Segundo porque, como diz o título, não embalarei numa viagem. O mais importante aqui é saber que, pela primeira vez em um texto meu, estou me direcionando a você, criatura que parou para ler esse parágrafo que mais parece uma nota, e que, se lê meus textos com frequência, também não merece ser embalado para viagem. Estava então num momento de comer um delicioso prato que eu amo. Amo tanto que pedi mais do que poderia comer numa refeição. Acontece que quando se trata de fome, assim que você começa a comer ela vai diminuindo, diminuindo, até que você começa a se sentir cheio (a), e, posteriormente, triste (daí os nomes das minhas receitas fantasticamente grandes: o famoso X-Tristeza e a Lasanha da deprê). O que ajuda na hora de se comer é que sempre há a possibilidade de embalar

O dilema da filiação: uma crônica sobre as duas últimas eleições presidenciais no Brasil

 *Texto publicado originalmente no blog "O Dever da Esperança", em fevereiro de 2023. No final dos anos 1910, quase no encerramento da Primeira Guerra Mundial, Max Weber brindou a humanidade com uma conferência chamada “Política como vocação”. Algumas ideias centrais dessa obra, como o título pode sugerir, ajudam a delinear a compreensão sobre a atividade política e apresentam dois modelos éticos distintos: a ética da convicção e a ética da responsabilidade. De forma bem sintética, o modelo da ética da convicção costuma ser o mais comum: as pessoas entendem que há “certos” e “errados” bem delimitados, geralmente movidos por dogmas, máximas ou crenças específicas. Por exemplo: não matar, não roubar, não acobertar um criminoso, não mentir, dentre outros imperativos, sobretudo do que não fazer. Há também aqueles positivos, mas que não necessariamente têm a mesma força para levar à ação: dar esmola e ajudar os mais necessitados, duas das lições mais apregoadas nas expressões reli

O dia que eu vendi o mundo

Há mais de um mês tenho a impressão de que não existe mais o que fazer em momentos matutinos. É como aquele buraco no ser humano que muitas vezes é preenchido pela religiosidade, só que na minha agenda. Um vazio que tem sido preenchido por discussões pontuais, mobilizações rápidas e votações vazias. Além desses eventos, existem ainda grandes espaços em vácuo. Isso porque estou envolvido até o pescoço. Antes do começo dessa mudança repentina, eu disse não. Eu e algumas minorias. Mas como minorias não mandam nem são mandadas, tivemos que acatar o que uma massa decidiu libertinamente. E foi interessante! De uma hora para a outra as minorias e eu nos tornamos aquilo que a maioria deveria tornar-se, mas que por infortúnio do destino ou simples lei de Newton não aconteceu. Eis que assim como ato de Houdini, aqueles que me impuseram o vácuo desapareceram nele, e de tempos em tempos assombram os que restaram no mapa astral do que hoje posso chamar de Campus. Esses espectros querem s