Pular para o conteúdo principal

"Boa tarde, Matheus"

A história de hoje é sobre um cara que eu conheci aqui em casa há mais ou menos um mês. Algumas coisas em comum, mas como somos diferentes!

Matheus é um cara bacana. Menino pacato, estudante de Direito, ele mora num apartamento alugado pelos pais num lugar super bem localizado para que ele tenha conforto e consiga estudar em paz, sem se preocupar com barulho de festas, bagunça desnecessária ou qualquer coisa que possa atrapalhar o bom rendimento nos testes pelos quais ele tem que passar diariamente neste mundo jurídico cheio das interpretações, letras de lei e correntes doutrinárias, coisas que importam e caem na prova dos concursos.

A propósito: Matheus é mesmo um cara que estuda. Mas ele sabe ser objetivo e estudar realmente o que faz sentido estudar: questões jurídicas. As críticas que ele faz ao curso é que os professores embalam em algumas coisas que não têm nada a ver e que não vão importar na hora que o examinador te pedir para responder uma questão objetiva. Esse negócio de ficar pensando, divagando muito não dá certo. Tem que ser bem incisivo. Direto ao ponto. E não me venha com Direitos Humanos, sociologia, antropologia. Filosofia e economia então, Matheus corre léguas, principalmente se tiver matemática no meio.

Ele é tão focado que não gosta de papos muito cabeça, de quem 'frita' com teoria política, livros e mais livros de história, filmes cult e documentários. Mas se vierem falar bem do governo perto dele, sai de baixo. Com certeza que ele vai alcançar com a panela. Não consegue admitir quem não vê a realidade do país! Não consegue perceber a inflação? O preço das comidas, dos drinks que ele costumava comprar para aliviar a tensão do semestre pesado (afinal de contas, tem que beber pra afogar as mágoas e relaxar de vez em quando, né? Pelo menos uma vez no mês, talvez num final de semana). Olha o dólar então!

Falando em dólar, recentemente Matheus foi para a Disney. Trouxe de lá algumas coisas de lembrança, como porta-balas do Star Wars. Ele ficou muito feliz de ter ido e poder reviver um pouquinho de infância que ainda resta no seu coração. Esses lugares são especiais, não é? Fazem a gente lembrar de algumas coisas que são tão gostosas. Mas a vida, para Matheus, não é assim. Ela é bem dura. Por isso que, todos os dias, se esforça para que seja um bom profissional e consiga passar num concurso pra ganhar bastante e ser respeitado. Mas se não der certo, ele fará a prova da OAB e, qualquer coisa, vai advogando até passar. Afinal de contas, não existe almoço grátis e estabilidade é muito importante. Para te dar segurança e ser alguém na vida.

Matheus não tem tempo para praticar qualquer tipo de exercício físico regular, porque precisa estar pronto. Logo mais ele vai formar. Isso não impede que ele fique com uma ou outra gatinha nas "festas open" que ele vai, afinal de contas, ele é da 'direitoria'. Muitas vezes fica com gente da própria sala ou do próprio curso, porque as festas que costuma ir são mais as que o pessoal do curso faz, sem se misturar muito. Chega lá, bate uns papos sobre as provas, as aulas, dá risada dos causos dos professores ou de coisas que acontecem nos estágios, bebe pra caramba até ficar tonto, mas sem dançar para não pagar micão. Depois vai pra casa passar mal e reclamar da ressaca, mas tudo bem.

Matheus é uma figura. Ele não existe.

E não existe mesmo.

'Matheus' foi como um senhor que veio ver o apartamento onde eu moro para comprá-lo me chamou no dia seguinte em que me viu na rua. Ele não lembrava meu nome. Quando veio aqui, ele resolveu fazer deduções sobre quem eu era e o que eu tinha feito a partir do curso que eu disse que fazia, das coisas que eu tinha de decoração na minha casa e de outras coisas que ele me perguntava e que eu respondia, sem que ele prestasse atenção, e que acabava deduzindo errado e perdendo o interesse em saber (como se tivesse algum). Ele tentou ser simpático e não empático.

Não estava tentando estabelecer uma conexão honesta e por isso assumiu julgamentos sobre o que eu era e o que queria ser a partir da visão de mundo dele, já que era formado em Direito e afirmava objetivamente que eu ia tentar concurso. Falou que eu tinha ido à Disney quando viu os presentes que eu ganhei da minha prima que deixei ornamentando a minha casa. Ele poderia ter feito de outra forma e me conhecido de verdade(e eu também), mas esse não era o objetivo dele. Ele estava aqui para ter uma visão superficial do apartamento e de quem poderia ser seu inquilino.

No fim das contas, do Matheus ali em cima eu só tenho o mesmo curso e o apartamento. De resto, acho que não conseguiria nem ser seu amigo. Tudo bem pra mim. Por aqui, já fui chamado, por engano, por muitos nomes: Matheus, Bruno, Davi... A gente carrega consigo estereótipos que não nos pertencem e que nem sabemos que carregamos. E quanto mais somos superficiais, menos nos livramos deles.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não se embala a vida pra viagem

Tem muita gente que não gosta da forma como falo por metáforas. Às vezes nem eu mesmo sei aonde quero chegar com elas. Prometo que neste texto será diferente. Primeiro porque será uma coisa mais palpável. Segundo porque, como diz o título, não embalarei numa viagem. O mais importante aqui é saber que, pela primeira vez em um texto meu, estou me direcionando a você, criatura que parou para ler esse parágrafo que mais parece uma nota, e que, se lê meus textos com frequência, também não merece ser embalado para viagem. Estava então num momento de comer um delicioso prato que eu amo. Amo tanto que pedi mais do que poderia comer numa refeição. Acontece que quando se trata de fome, assim que você começa a comer ela vai diminuindo, diminuindo, até que você começa a se sentir cheio (a), e, posteriormente, triste (daí os nomes das minhas receitas fantasticamente grandes: o famoso X-Tristeza e a Lasanha da deprê). O que ajuda na hora de se comer é que sempre há a possibilidade de embalar

O dilema da filiação: uma crônica sobre as duas últimas eleições presidenciais no Brasil

 *Texto publicado originalmente no blog "O Dever da Esperança", em fevereiro de 2023. No final dos anos 1910, quase no encerramento da Primeira Guerra Mundial, Max Weber brindou a humanidade com uma conferência chamada “Política como vocação”. Algumas ideias centrais dessa obra, como o título pode sugerir, ajudam a delinear a compreensão sobre a atividade política e apresentam dois modelos éticos distintos: a ética da convicção e a ética da responsabilidade. De forma bem sintética, o modelo da ética da convicção costuma ser o mais comum: as pessoas entendem que há “certos” e “errados” bem delimitados, geralmente movidos por dogmas, máximas ou crenças específicas. Por exemplo: não matar, não roubar, não acobertar um criminoso, não mentir, dentre outros imperativos, sobretudo do que não fazer. Há também aqueles positivos, mas que não necessariamente têm a mesma força para levar à ação: dar esmola e ajudar os mais necessitados, duas das lições mais apregoadas nas expressões reli

O dia que eu vendi o mundo

Há mais de um mês tenho a impressão de que não existe mais o que fazer em momentos matutinos. É como aquele buraco no ser humano que muitas vezes é preenchido pela religiosidade, só que na minha agenda. Um vazio que tem sido preenchido por discussões pontuais, mobilizações rápidas e votações vazias. Além desses eventos, existem ainda grandes espaços em vácuo. Isso porque estou envolvido até o pescoço. Antes do começo dessa mudança repentina, eu disse não. Eu e algumas minorias. Mas como minorias não mandam nem são mandadas, tivemos que acatar o que uma massa decidiu libertinamente. E foi interessante! De uma hora para a outra as minorias e eu nos tornamos aquilo que a maioria deveria tornar-se, mas que por infortúnio do destino ou simples lei de Newton não aconteceu. Eis que assim como ato de Houdini, aqueles que me impuseram o vácuo desapareceram nele, e de tempos em tempos assombram os que restaram no mapa astral do que hoje posso chamar de Campus. Esses espectros querem s