Pular para o conteúdo principal

Mando nudes.

Eu sei, o título é comprometedor. As imagens mais ainda. Este texto inteiro pode causar um alvoroço. Mas não seria eu se dissesse que não está tudo bem. A verdade é que o mundo (digital, principalmente) tem ficado tão chato que essas coisas acontecem e aparecem toda vez que o somatório do tédio acumulado ultrapassa a força da razão coletiva. Ou seja, numa escala digna de Schopenhauer, a longo prazo, todos estaremos nus.


Me chamou a atenção um vídeo postado pelo Mark Hewes no canal Vlogue e a repercussão que surgiu a partir das cenas dele posando nu (coberto por balões) no início. Muitos comentários sem noção dizendo “onde está o conteúdo?”, “só usa o corpo para aparecer”, entre outras formas incisivas de criticar a presença do seu corpo nu num vídeo do YouTube. Algo que, como conversamos depois, ninguém deve querer ver na vida, né? A nudez deve ser algo extremamente abominado pela sociedade, não é mesmo? Vamos perguntar para as propagandas de cerveja.

Por que a nudez, algo mais antigo que o próprio ser humano, é tratada como algo que incomoda? Diga-se de passagem, a masculina é tratada entre os próprios homens como algo indiscutível, velado e solitário. Conhecer o próprio corpo é uma bênção condenada e o alheio pode ser heresia. Mas, como bem disse o Mark, estamos numa época em que as pessoas pedem ‘nudes’ o tempo todo. Para quem não sabe, ‘nudes’ são fotos eróticas. Coisa tão antiga quanto a invenção da fotografia, mas agora massificada graças à revolução digital (porém ainda muito velada - “você faz isso, Isabel?”).

O desencantamento do mundo é algo que me fascina. Weberianamente falando, o processo de racionalização do mundo, das ciências, da religião, política e tudo o que circunda a vida humana faz com que toda a magia que envolvia o conhecimento e a cultura em geral vá se dissipando, destruindo as concepções sobrenaturais, intangíveis e ininteligíveis e substituindo por regras e postulados que buscam entender as coisas. 

O problema é que essa sede pelo domínio do Universo também gera uma cisão numa das mais humanas esferas existenciais, que é a sensorial. O homem trata de separar o mundo humano do mundo dos deuses, cria patamares superiores de existência que só serão alcançados após a morte e assim vai se tornando um casulo que aguarda para dar a luz a um ser em comunhão com o divino (até então desconhecido, pois não se encontra na mesma esfera de seus sentidos físicos). E, como todo bom casulo, quanto mais guardado e seguro, melhor. Mas a biologia evoluiu e existe para nos dizer que não somos casulos e sim partes da teia da vida, que só se sustenta se houver contato, conexão. TATO.

Os gregos antigos, os indígenas e outros povos os quais os registros marcam mais de 2 milênios possuíam formas de cultuar o corpo, a nudez e as relações entre as pessoas (sim, homens, mulheres, pessoas de ambos os sexos ao mesmo tempo e de preferências mil) de maneira natural e celebrada. Quando faziam algo que fosse tido como ruim, o destino cuidava para que fossem devidamente castigados, na eterna lei do retorno. E, no fim das contas, as dores e os prazeres eram compartilhados. Não era necessário sofrer sozinho, pois seus deuses estavam no mesmo plano que as suas angústias. Hoje, estamos todos em outros planos. Cada um no seu universo particular, no casulinho envolvido pelas normas e crenças que foram juntadas de geração em geração. Como os velhos trapos que escondem o Buda de ouro.

Mas o corpo ainda é corpo
E o pulso ainda pulsa.

E, involuntariamente, como todo ser carente, vamos encontrar uma brecha nesse casulo alguma hora e perguntar “me abraça?” (ou ‘manda nudes’, como preferir).

P.S.: o link para o canal do Mark é esse aqui ó - https://www.youtube.com/channel/UCvMt0qGFmEG_RFr93I3s_Kw - Acesse! Tem muitas coisas bacanas.


Comentários

  1. Lucas, me orgulho da sua perspicácia. Não é engraçado termos tantos pudores com o nudes e ao mesmo tempo precisarmos tanto dele na vida real? Vamos investigar o tema! Está aqui nosso projeto de trabalho (pesquisa, mestrado...enfim... uma jornada incrível). Aceita o desafio?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não se embala a vida pra viagem

Tem muita gente que não gosta da forma como falo por metáforas. Às vezes nem eu mesmo sei aonde quero chegar com elas. Prometo que neste texto será diferente. Primeiro porque será uma coisa mais palpável. Segundo porque, como diz o título, não embalarei numa viagem. O mais importante aqui é saber que, pela primeira vez em um texto meu, estou me direcionando a você, criatura que parou para ler esse parágrafo que mais parece uma nota, e que, se lê meus textos com frequência, também não merece ser embalado para viagem. Estava então num momento de comer um delicioso prato que eu amo. Amo tanto que pedi mais do que poderia comer numa refeição. Acontece que quando se trata de fome, assim que você começa a comer ela vai diminuindo, diminuindo, até que você começa a se sentir cheio (a), e, posteriormente, triste (daí os nomes das minhas receitas fantasticamente grandes: o famoso X-Tristeza e a Lasanha da deprê). O que ajuda na hora de se comer é que sempre há a possibilidade de embalar

O dilema da filiação: uma crônica sobre as duas últimas eleições presidenciais no Brasil

 *Texto publicado originalmente no blog "O Dever da Esperança", em fevereiro de 2023. No final dos anos 1910, quase no encerramento da Primeira Guerra Mundial, Max Weber brindou a humanidade com uma conferência chamada “Política como vocação”. Algumas ideias centrais dessa obra, como o título pode sugerir, ajudam a delinear a compreensão sobre a atividade política e apresentam dois modelos éticos distintos: a ética da convicção e a ética da responsabilidade. De forma bem sintética, o modelo da ética da convicção costuma ser o mais comum: as pessoas entendem que há “certos” e “errados” bem delimitados, geralmente movidos por dogmas, máximas ou crenças específicas. Por exemplo: não matar, não roubar, não acobertar um criminoso, não mentir, dentre outros imperativos, sobretudo do que não fazer. Há também aqueles positivos, mas que não necessariamente têm a mesma força para levar à ação: dar esmola e ajudar os mais necessitados, duas das lições mais apregoadas nas expressões reli

O dia que eu vendi o mundo

Há mais de um mês tenho a impressão de que não existe mais o que fazer em momentos matutinos. É como aquele buraco no ser humano que muitas vezes é preenchido pela religiosidade, só que na minha agenda. Um vazio que tem sido preenchido por discussões pontuais, mobilizações rápidas e votações vazias. Além desses eventos, existem ainda grandes espaços em vácuo. Isso porque estou envolvido até o pescoço. Antes do começo dessa mudança repentina, eu disse não. Eu e algumas minorias. Mas como minorias não mandam nem são mandadas, tivemos que acatar o que uma massa decidiu libertinamente. E foi interessante! De uma hora para a outra as minorias e eu nos tornamos aquilo que a maioria deveria tornar-se, mas que por infortúnio do destino ou simples lei de Newton não aconteceu. Eis que assim como ato de Houdini, aqueles que me impuseram o vácuo desapareceram nele, e de tempos em tempos assombram os que restaram no mapa astral do que hoje posso chamar de Campus. Esses espectros querem s